logohome
Quanto Vale o Futuro dos Seus Filhos?

Carta recebida de uma jovem brasileira.

Amparo, 7 de fevereiro de 2011.

Prezado Marcos Pontes,

Venho, por meio deste e-mail, dizer-lhe o quanto o admiro. E, admiro ainda mais quando meu grande sonho é chegar onde você chegou.

Meu nome é Camila, tenho 17 anos e moro na cidade de Amparo (interior de São Paulo) desde que nasci... Mas minha mente nunca se manteve em um único lugar por um período maior que 24 horas. Ela viaja muito, e tem objetivos ambiciosos... Como a Lua! Essa é, sem dúvida, minha maior ambição!

Eu estava na quarta série quando essa paixão que eu não compreendia explodiu dentro de mim. A diretora havia organizado um passeio ao Observatório da cidade de Pedreira (nossa cidade vizinha), e então, fomos. Lá, fiz muitas perguntas, vimos o sol por um telescópio especial... Ouvi o astrônomo atentamente - maravilhada.

Ao retornarmos, a professora propôs que fizessemos uma redação sobre a nossa visita ao Observatório, e quem fizesse a melhor redação, ganharia uma foto da Lua tirada por um telescópio.

Me esforcei, e ganhei a foto! Fiquei muito feliz... Mas, eu ainda não havia entendido bem o motivo que me fez querer tanto aquela foto. Nos dias que se seguiam, percebi que eu sempre me encantava com as aulas de Ciências, mas, não com qualquer aula, e sim naquelas que falavam do surgimento do Universo, e de toda sua grandeza sem exatidão, ou explicação completa, sempre com um mistério a mais... A descoberta de um Planetóide, ou de um meteorito... Intrigante! E, esses assuntos sempre me renderam horas e horas em meus devaneios, pensando se realmente haveria um fim no Universo, pensando no que havia antes dele,e pensando em como seria estar lá... E de lá, ver a Terra de uma forma que nunca vira antes.

Recordo-me de uma aula, em particular, apenas não recordo muito bem a série (talvez a quinta), mas, se não me engano foi em uma aula de Inglês, que apareceu um texto para interpretarmos, e esse texto era sobre Neil Alden Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua. Quando vi aquela imagem de um astronauta descendo a escada da Eagle para marcar o solo lunar, só consegui pensar em como ele estaria se sentindo... Era uma sensação estranha para mim, pois, sempre que eu me deparava com reportagens do espaço, textos sobre estrelas, e, sobre os astronautas, me sentia atraída de uma forma que nenhuma outra coisa, ou assunto conseguia me atrair. E então, comecei a perceber que estava sendo guiada para esse caminho. Afinal, uma das frases que me marcou, e ainda marca é:

‘Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade.’

Dessa época em diante, comecei a participar de Olimpíadas do Conhecimento. A primeira foi a Olimpíada Paulista de Física (2005), na qual fui premiada, e a felicidade desse momento foi se somando a outras pequenas vitórias, que me faziam sentir cada vez mais como sendo parte desse mundo... Eu estava me descobrindo.

Em 2007, através da OPF, ganhei uma bolsa para o meu atual Colégio, onde continuei recebendo outras oportunidades de conhecimento, como a OBA! E a cada dia que se passava fui tendo mais certeza de que era isso que eu queria. E eu imaginava que fosse difícil, mas acho que eu nunca quis que fosse fácil, porque grandes vitórias estão por trás dos grandes desafios. Você, Marcos Pontes, com certeza sabe disso melhor que nínguem! Você não tem ideia do quanto o admiro! É um ídolo para mim. Um grande ídolo!

Você venceu, e provou que, quando os sonhos se juntam com a constante luta - que é a vida- o resultado é grandioso, e maior do que poderíamos prever ou ter sonhado algum dia... E, por último, faço um pedido, de todo o coração: Gostaria que você me dissesse por qual caminho devo seguir para iniciar essa caminhada qua você já fez, e me tornar, quem sabe, uma astronauta!

Esse, é o meu grande sonho! Só preciso ser guiada, e não existe alguém melhor que o Primeiro Astronauta Brasileiro para me mostrar qual caminho seguir.

Atualmente, estou cursando o terceiro ano do Ensino Médio, e visito frequantimente o site da AFA para ver quando serão as inscrições, mas ainda não vi nada novo... Também vou começar a me informar sobre a FAB. Enfim, não sei muito bem por onde ir, o que fazer, quais as melhores opções...

Por isso recorro a você, Marcos Pontes.

Em anexo, estou enviando (em doc.) a foto da Lua que ganhei na quarta série... O que foi, em outras palavras, a passagem que comprei para essa jornada. Foi meu ponto de partida, também espero que a figura da foto seja meu destino final algum dia...

Até lá, peço que me mostre por onde embarco... Afinal, uma viagem me espera!

Desde já, imensamente grata.

Um grande abraço e um muito obrigada!

Camila Francine de Lima e Silva.

‘O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.’

Elleanor Roosevelt”

Homenagem a Santos Dumont