logohome
Promover a Imagem Internacional do Brasil no Mercado de Ciência e Tecnologia

Mesmo estando em desenvolvimento, é triste saber que ainda existe muita gente em outros países que associa a imagem do Brasil apenas a coisas como futebol, carnaval, música e destruição de florestas.

A Missão Centenário foi acompanhada por milhões de pessoas no mundo todo, principalmente em países mais desenvolvidos, que têm mais interesse por educação, ciência e tecnologia.

O que isso tem a ver?

Simples: são eles que consomem produtos de alto valor agregado; são eles que podem nos ajudar a desenvolver nossas empresas, seja por parcerias, cooperações, contratos de exportação, etc.; são eles que têm o dinheiro que interessa para comprar os nossos produtos e serviços “made in Brazil”.

Precisamos de uma imagem internacional que reflita nossa capacidade de produzir ciência, tecnologia, produtos e serviços de qualidade. O setor espacial é uma excelente “vitrine” para essas competências. Só um vendedor maluco ou de pouca inteligência iria mostrar o seu produto e dizer:

– Olha, fazemos isso, mas o bom mesmo é o da loja vizinha.

O triste é que, algumas vezes, tenho a impressão que é isso que certas “cabeças” no Brasil fazem.

O que garante qualidade de vida e desenvolvimento em um país é ter uma economia forte, com os setores produtivos em plena atividade, conhecimento, inovação, empresas, empregos para pessoas qualificadas por uma educação de qualidade e cidadãos que primeiro cumpram seus deveres e depois pensem nos seus direitos.

A imagem internacional de um país é muito importante. Não é à toa que eu sofria tanto com a degradação dessa imagem pela demora do Brasil em cumprir sua parte na participação na ISS perante 15 dos mais expressivos países da tecnologia mundial.

Eu estava lá nas reuniões, frente a frente com os representantes desses países parceiros. Eu é que olhava nos olhos deles todos os dias, e a última coisa que queria sentir era vergonha da nossa inação no programa.

A Missão Centenário resgatou um pouco do respeito e do prestígio do Brasil junto a essa comunidade internacional do multimilionário mercado espacial (e de tecnologia como um todo).

Imagem do Brasil no exterior