UM PLANETÁRIO PARA BAURU

Marcos Pontes
28/01/2007

Deitar no telhado à noite. Olhar para as estrelas. Sonhar com o espaço. Voar, viajar nos nossos pensamentos. Longe...bem longe.

Todos nós já fizemos isso um dia. Quantas crianças não fazem isso hoje?

Na semana passada fiquei sabendo que a UNESP de Bauru tem planos para a construção de um observatório na cidade. Fiquei radiante ao saber da notícia. O sonho de voar faz parte da história de Bauru. Temos um dos mais antigos aeroclubes do Brasil. Temos pilotos renomados no vôo à vela. Temos o fundador da terceira maior indústria aeronáutica do planeta. Temos garra e vontade.

Queremos mais. Queremos nossos jovens bauruenses quebrando limites. Mostrando que a nossa cidade é realmente sem limites!

Para isso, é preciso forjar o aço. Motivar ideais. O observatório será, assim como o aeroclube, um gerador de brasileiros de sucesso. Parabéns pela iniciativa da UNESP!

Contudo, por que parar no observatório? Podemos ir além nesse projeto. Criar um centro de ciências, impulsionado pelo apelo da astronomia. Por que não um planetário no mesmo espaço? Esta foi parte da conversa com o vereador Primo a respeito do observatório. Uma área de exposição interativa, incluindo artefatos históricos como o Soyuz TMA-8, o módulo de descida da espaçonave que me levou à Estação Espacial Internacional, completaria o núcleo inicial do centro.

A história da cidade associada ao incentivo educacional e ao impulso turístico, que certamente favoreceria os negócios da cidade, mais que justificam a criação de tal centro.

Das idéias às ações, conversamos com a prefeitura da cidade, que também apoiou a iniciativa. A Câmara dos Vereadores oficializou o pedido da cápsula ao Consul da Rússia. A parceria da Prefeitura com a Câmara e a Universidade tem grande poder. Eu, dentro de minhas possibilidades, estarei levando esse projeto a frente junto às autoridades federais e ao programa espacial Russo. Juntos temos muito mais chances.

Precisamos do apoio de todos. Nossa cidade, tão castigada nos últimos anos, merece e precisa do esforço e união de seus cidadãos.

Que Bauru, terra da qual tanto me orgulho, possa continuar a produzir seus frutos, brasileiros que sonham e realizam o desenvolvimento do país.


Marcos Pontes é astronauta, mestre em engenharia de sistemas, engenheiro aeronáutico, piloto de provas de aeronaves, consultor, empresário e colunista. Atualmente o astronauta continua a disposição do Programa Espacial Brasileiro, participando e assessorando nos seguintes projetos: participação brasileira na Estação Espacial Internacional, Programa Microgravidade, AEB Escola, Veículo Lançador de Satélites, desenvolvimento de foguetes suborbitais e Satélite SARA. No setor privado, Pontes atua como consultor técnico e gerencial junto a empresas de renome, com ênfase nas áreas de segurança do trabalho, gerenciamento de riscos, motivação e gerenciamento de projetos.

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net