CRÍTICAS

Marcos Pontes
21/11/2007

Todos nós estamos sujeitos a um constante bombardeamento de informações. Entre essas informações também existem todos os tipos de críticas e comentários a nosso respeito. Ou seja, a todo instante recebemos “avaliações” sobre o que fazemos, como somos, o que temos, etc. Pessoas falam de outras pessoas! Isso é inevitável!
Acho muito interessante uma frase do grande filósofo Sócrates que dizia: “Os grandes falam de idéias, os médios falam de acontecimentos, e os pequenos falam de pessoas.” Isso é pura verdade, até os dias de hoje. Certamente a humanidade acumulou muito mais conhecimento, quando comparado com o tempo de Sócrates. Porém, infelizmente, a sabedoria cresce em ritmo muito mais lento que o conhecimento (fato que um dia ainda irá nos varrer da superfície desse Planeta!).
Então, o que fazer com todas as críticas e os comentários que fazem a nosso respeito?
Primeiro, lembre-se que o “juiz” é você! Isto é, pessoas podem falar o que quiserem. Elas podem até desperdiçar todo o tempo que tiverem mantendo grande atenção no que você está fazendo, como está fazendo, etc, ao invés de trabalharem para o próprio desenvolvimento. É uma escolha deles. Não se importe com isso. Tenha piedade em seu coração. Nem todos têm a sua disposição e a sua coragem para encarar a vida de frente, trabalhar, cair, levantar, vencer, enfim...viver e ser feliz. Tem muita gente que acredita que não tem essa mesma competência, se esconde no canto escuro e se contenta com as suas limitações, vivendo do prazer de assistir e criticar outras pessoas. Isso, em suas mentes, as deixa mais justificadas com a própria mediocridade, faz com que se sintam melhor.
Sendo o juiz de tudo o que você ouve, você pode escolher exatamente que tipo de crítica ou comentários você vai considerar, ou mesmo pensar a respeito. Logicamente, críticas construtivas e comentários sábios são extremamente úteis para o seu aprendizado. Use-os! Porém, não deixe críticas maldosas ou comentários inúteis influenciarem, nem por um segundo, seus pensamentos.
A questão é como diferenciar? Como escolher? O que “dar ouvidos”?
Algumas vezes na vida, sentimos que temos alguma coisa importante que devemos fazer. Parece impossível! Parece grande demais para mim! A voz da “crítica” ecoa como trovões nos seus ouvidos: “Você não é capaz! Você nunca conseguirá fazer isso! Você vai se arrepender!”
Porém, lá no fundo, existe uma voz tênue que diz: “Eu acredito em você! Você é a pessoa mais qualificada para isso! Acredite em você!”
Meu amigo, se você acredita em Deus, pense sobre isso: Ele tem todo o poder nas mãos. Ele sabe e conhece tudo e todos. Ele é capaz de tornar possível qualquer coisa. Ele é seu pai e te ama. Se Ele confia em você e dá uma tarefa para você realizar na vida, se Ele plantou essa semente em seu coração, por que Ele não iria te dar TODAS as ferramentas necessárias para cumprir a Sua vontade?
Dele é a voz tênue que acredita em você quando todos te criticam e tentam te impedir de continuar na sua jornada. Dele é a voz que soará como um trovão dando-te parabéns no momento em que você vencer o seu desafio. As vozes dos críticos nessa hora serão apenas um sussurro tênue.
Portanto, o ponto essencial é acreditar em você. Acreditar na “voz” que nunca te deixará desamparado. Imagine uma pequena semente soterrada por kilos de terra. A terra, toda poderosa e arrogante sobre ela diz: “Cara sementinha, eu sou infinitamente mais forte do que você. Você nunca poderá sair daí! Eu não vou deixar!” A semente, sabendo do poder da vida que está dentro dela responde: “Não importa o que Vossa Excelência diz a meu respeito. Não são as suas palavras que determinam o meu destino, mas apenas a força e o potencial que estão dentro de mim.” A semente aguarda com fé. A terra continua a bradar o seu próprio “poder”, até que um dia, na ordem natural da vida, a pequena semente se rompe e afastando a “poderosa” terra de lado, cumpre o seu destino e cresce para ser uma grande árvore, muito acima do que a terra pode ver. Mais ainda, retira daquela própria terra o seu sustento.
O segundo ponto é dar ouvidos apenas às pessoas nas quais você confia. Lembre-se, essas não são apenas aquelas pessoas que te falam coisas agradáveis, mas aquelas que querem o seu bem.
Assim, acredite no potencial que existe dentro de você, ouça apenas as pessoas que realmente querem o seu bem, use essas informações com sabedoria e aprenda cada vez mais.



Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net